Skip to main content

Com certeza você já deve ter ouvido falar que precisamos beber 2 litros de água por dia. Porém, essa quantidade é uma estimativa um pouco antiga. Quando se trata de quantidades de água a serem consumidas diariamente, deve-se considerar as variáveis como idade da pessoa, peso, prática de exercícios físicos, transpiração, e outros fatores.

É fato que a água corresponde a cerca de 70% da composição corporal e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Portanto, a forma adequada para repor os líquidos, nutrientes e sais minerais que o corpo precisa, é feito um cálculo simples, conforme a idade e peso de uma pessoa (sem considerar fatores externos, como a prática de exercícios físicos e o clima de cada região).

Como calcular a quantidade necessária de água por dia?

Adultos                                    Quantidade de água por kg
Jovens até os 17 anos          40 ml por cada kg
18 a 55 anos                               35 ml por cada kg
55 a 65 anos                              30 ml por cada kg
Mais de 66 anos                       25 ml por cada kg

Como dito anteriormente, pessoas que praticam atividade física precisam se hidratar durante o exercício, tomando cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, ainda mais se transpirar muito durante a prática esportiva. Lembrando que esse cálculo é uma média aproximada do ideal, para saber a quantidade exata, procure um nutricionista ou especialista da área.

Quando saber que devo beber mais água?

O ato de sentir sede, é o primeiro sintoma de desidratação, portanto, não se deve esperar até este ponto para se hidratar. A quantidade diária necessária, deve ser dividida dentre as horas úteis de seu dia.
Outros sintomas que podem indicar a falta de hidratação do corpo, são: boca seca, urina amarelada ou com cheiro forte, e até mesmo fome. FOME?
Exatamente, muitos alimentos têm água em sua composição, portanto quando abrimos a geladeira à procura de “algo para comer”, pode significar que nosso corpo está apenas desidratado e pedindo por água.

Beber muita água pode causar problemas?

Sim. A ingestão de água além do recomendado para a idade e peso, pode ocasionar em algumas ocasiões, insuficiência renal ou cardíaca, pelo corpo não conseguir eliminar o excesso de água, provocando um inchaço do corpo, sobrecarregando os rins e aumentando a diluição do nível de sangue.

Quais os benefícios de beber água diariamente?

O ato de beber água diariamente, ajuda a emagrecer, favorece a produção de enzimas e de saliva para a digestão, e melhora a aparência da pele. Além de estar presente em todo corpo, sendo de suma importância para o metabolismo, já que todas as reações do organismo necessitam de água.

Leave a Reply